Conheça a renovada Solum

12-03-2015 16:45

São José da Solum é um Bairro da freguesia de Santo António dos Olivais, na cidade de CoimbraPortugal. É uma área residencial, cuja expansão teve início nos anos 60, e que herdou o nome da empresa promotora - a Solum. É também neste bairro que se localiza o Estádio Cidade de Coimbra e as Piscinas Municipais de Coimbra.

A Solum, há aproximadamente 10 anos, não tinha o que tem hoje. Antigamente havia alguns prédios, o antigo Estádio Municipal de Coimbra, as escolas de Avelar Brotero e da Infanta Dona Maria (existentes há mais tempo), as antigas piscinas do Município de Coimbra, o Centro Comercial GiraSolum, a Igreja Matriz de São José (Padroeiro da Solum), etc.

Hoje, a Solum é uma das zonas mais ricas de Coimbra. Com o investimento nesta zona com a construção do novo Estádio, palco de dois jogos para o europeu de futebol de 2004, houve uma grande renovação desta área. Foram também construídas as Novas Piscinas Municipais de Coimbra, remodelou-se a Avenida Elísio de Moura e construíram-se novos prédios.A Solum é um bairro tradicional, com longa história e tradição, mas que conta com várias escolas e universidades à sua volta e, por isso mesmo, frequentada também por uma população jovem essencialmente estudante.

A Solum é hoje um misto de tradição e modernidade, onde é comum encontrarmos três gerações de uma mesma família a partilharem a vida no bairro.

O Centro Comercial Gira Solum também foi remodelado, por dentro e por fora, tornando o edifício muito mais atractivo e adaptado à nova realidade da zona.

O relançamento do Centro Comercial Gira Solum vem devolver a esta comunidade a vida de outrora, oferecendo espaços e equipamentos modernos, convenientes e confortáveis, sem contudo perder o respeito pelo património de uma comunidade, tanto de antigos moradores como de jovens estudantes.

 

 

Fonte: https:// pt.wikipedia.org/wiki/Solum